Finanças

Meu planejamento financeiro!

16/06/2015

Quanto você gasta com alimentação? E com gasolina? Barzinhos? Com seus bichinhos? Não sabe?!

Até pouco tempo atrás, eu também não tinha controle nenhum sobre os meus gastos. Nunca fiquei no vermelho, mas sempre senti que meu dinheiro era mal utilizado e que eu poderia estar poupando muito mais.

Já fui atrás de planilhas, mas todas eram – veja só a ironia – complexas demais para mim. Envolviam gastos que eu ainda não tinha, gráficos poderosos, gastos detalhados demais. Resultado: usava a planilha 2, 3 vezes e depois a coitada ficava esquecida em alguma pasta do pc… =( Foram várias… =(

Até que resolvi criar a minha própria planilha. Meus conhecimentos em excel são bem limitados, mas consegui finalmente criar a planilha que era exatamente o que eu precisava: simples, objetiva e me retornava exatamente o que eu queria saber – o quanto eu já gastei em cada ‘categoria’ e o quanto ainda posso gastar.

Antes de começar, peguei o valor total da minha renda e defini quais eram os gastos:

a) fixos (aluguel, condomínio, internet, netflix, etc…)

b) variáveis, mas obrigatórios (luz, gás, supermercado, etc…)

c) variáveis e ‘supérfluos’ (saídas, comida delivery, roupas, etc…)

d) por fim, quanto eu queria poupar por mês.

Cada coluna da tabela é uma categoria dessas. Abaixo de ‘Total Esperado’, coloco o valor reservado para essa categoria no mês. Na coluna ao lado, coloco os gastos. Assim, a planilha abate essa quantia do valor esperado e retorna o saldo disponível, sendo positivo ou negativo.

É muito prático! Sem complicações e, para quem não tinha controle nenhum sobre as suas finanças, já é um baita avanço!

Tiro de 5 a 10 minutinhos do meu dia, geralmente à noite, para atualizar. O bom é que deixo a planilha hospedada no Google Drive, então posso atualizar quando e de onde eu quiser!

Se você ficou interessado e também quer começar a se organizar e usar a sua planilha, é só clicar aqui que ela está disponível para quem quiser! Você edita os nomes das categorias, coloca o valor esperado para cada uma e é só começar a usar!

Se gostou do post, dê um like aqui embaixo e compartilhe com os amigos! Espero ter ajudado você e que tenha gostado!

Beijos, Isabela