Canadá Toronto

Alugar apartamento em Toronto: dicas

14/11/2016
alugar apartamento em toronto

Quando começamos a procurar um apartamento para alugar aqui em Toronto, focamos nossas buscas em dois sites: o PadMapper e o View it.ca. Claro que visitamos outros sites, mas esses dois eram claramente os que tinham as melhores opções. O PadMapper tem a melhor interface, mas os critérios de seleção entre os dois são bem parecidos e os apartamentos no geral eram diferentes, não se repetiam. Muita gente recomenda sites como o Kijiji, mas eu não achei nada interessante por lá.

Alugar à distância

Antes de visitar o nosso atual ap, fomos ver outros dois antes. Um era completamente diferente das fotos no site e não gostamos nem um pouco da vizinhança. O outro era em uma localização excepcional, prédio excepcional, mas o apartamento era muito pequeno para um casal + 2 gatas, o que também não aparentava pelas fotos. O que quero dizer é que ambos pareciam perfeitos pela internet, então de maneira alguma eu recomendo que se alugue apartamento à distância, muito muito arriscado, além dos casos de golpes que ouvimos falar sempre.

Prazo

Nós começamos a olhar apartamentos na primeira quinzena de setembro e vários deles só estariam disponíveis para 1º de novembro. Conseguimos o nosso para 1º de outubro, mas acho que foi sorte.

Preços

Nós moramos a um quarteirão do High Park e pagamos CAD $1400,00 por mês. Sei que existem apartamentos nessa região de CAD $1200,00, mas nem sempre eles estão disponíveis (um prédio tem apartamento de vários tamanhos) e esse é o valor do menor apartamento. É super possível achar apartamento de um quarto por até CAD $1000,00 em lugares mais afastados mas ainda bons. Eu não sei dizer sobre a qualidade deles porque não fui visitar.

Dicas

No geral, você tem que pagar o valor de dois alugueis quando se fecha o contrato, o primeiro e o último aluguel. No nosso caso, como o Leo trabalhava como freelancer na época do aluguel e não tínhamos como comprovar renda (também necessário no fechamento do contrato), deixamos 3 alugueis, o primeiro e os dois últimos, pagos.

A maioria dos apartamentos vem com o aquecimento/gás incluso e você tem que pagar a energia elétrica a parte, aqui chamada de “hydro”, mas é bom ficar atento quanto a isso porque se o gás for a parte também o valor final pode ficar bem alto durante o inverno. No primeiro mês da nossa hydro, foi cobrada também uma taxa inicial de CAD $35,00. O nosso valor médio de um casal, sendo que eu fico em casa durante o dia também, é por volta de CAD $35,00.

É importante falar também que todos os apartamentos vêm mobiliados com geladeira e fogão elétrico. A maioria possui armários nas cozinhas também.

É muito difícil encontrar apartamento com área de serviço (não vi nenhum), e a maioria dos prédios possui sistema de lavanderia. Aqui no nosso, o ciclo de lavar + secar fica CAD $4,25.

As janelas são todas teladas, então se o prédio é pet friendly, não se preocupe em relação a isso com seu bichinho.

Pontos importantes

  • Verificar se o aquecimento (ou “heat”) está incluso. Durante o inverno isso pode fazer toda a diferença no seu orçamento.
  • Não confunda hydro com água nos anúncios. Hydro aqui é energia elétrica e a água quase sempre já vem inclusa.
  • Verifique se o seu apartamento possui carpete. No nosso caso, com as gatas, era impensável alugar um com carpete, mas mesmo se não fossem por elas eu pensaria duas vezes: rinite, poeira, higiene…
  • Tenha um supermercado por perto se você não tiver carro: winter is coming…
  • Nosso prédio possui uma loja de conveniência no térreo. É uma mão na roda para os dias frios, e já vi outros prédios que possuem também.

Diferença entre Condos e Apartments

Você vai se deparar com esses nomes sempre: condos e apartments. A diferença entre eles é que os condos são prédios com apartamentos de donos diferentes, como a maioria do Brasil. Já os apartments são prédios inteiros de uma mesma empresa, que aluga todos os apartamentos, muito comum aqui no Canadá. Na prática não existe diferença nenhuma, mas dizem que os condos tendem a ser mais bem cuidados. O meu é um apartment e não tenho nenhuma reclamação, o acabamento é super lindo, meu banheiro é novinho e a cozinha também.

Diferenças do Brasil

  • Não foi feita vistoria quando nos mudamos.
  • Os apartamentos para aluguel possuem acabamento muito melhor do que os que vi no Brasil.
  • A maioria dos apartamentos possui uma varanda enorme e não é cobrado nada fora do normal por isso.
  • Processo bem menos burocrático. Meu aluguel no Brasil envolveu uma lista de documentos, fiador, um pesadelo. Aqui só é necessário comprovar renda ou deixar caução e pronto.

Bom, é isso, espero que eu tenha ajudado você a alugar apartamento em Toronto, mas se tiver alguma dúvida, é só falar comigo!

Beijos 😘


Fotinhas do meu ap assim que nos mudamos, em Out-2016

Posts Relacionados

You Might Also Like

  • Camila Rafaela

    Isabela, você poderia informar qual administradora de apartamentos você alugou o seu? Obrigada pelas dicas!